terça-feira, 6 de julho de 2010

Ciência Política



Bom, resolvi compartilhar com vocês uma das disciplinas do primeiro semestre do curso de Direito. Ciência política, foi a matéria em que tive maior dificuldade em entender, e gostar dessa matéria. Tenho como posso dizer, um carinho especial para as coisas que não consigo aprender, ela dificilmente me baterá, e enquanto eu não entender, jamais desistirei de tentar vence-la. Alguns de meus colegas tiraram de letra, outros quando fomos compartilhar também se manifestaram repudio a ela. Não é por ser difícil tal disciplina, o problema é que eu não estava com idéias maduras, e confesso com preguiça de tentar entender os políticos fascinantes que em cada uma da sua época procuravam entender o espírito de suas leis e seus modos de governo.
Para vocês entenderem um pouco dessa disciplina, busquei no nosso amigo de todas as horas, o pai dos burros internautas - GOOGLE - espero que gostem.



Ciência política é o estudo da política — dos sistemas políticos, das organizações e dos processos políticos. Envolve o estudo da estrutura (e das mudanças de estrutura) e dos processos de governo — ou qualquer sistema equivalente de organização humana que tente assegurar segurança, justiça e direitos civis. Os cientistas políticos podem estudar instituições como empresas, sindicatos, igrejas, ou outrasorganizações cujas estruturas e processos de ação se aproximem de um governo, em complexidade e interconexão.
Existe no interior da ciência política uma discussão acerca do objeto de estudo desta ciência, que, para alguns, é o Estado e, para outros, opoder. A primeira posição restringe o objeto de estudo da ciência política; a segunda amplia. A posição da maioria dos cientistas políticos, segundo Maurice Duverger, é essa visão mais abrangente de que o objeto de estudo da ciência política é o poder.
O termo "ciência política" foi cunhado em 1880 por Herbert Baxter Adams, professor de História da Universidade Johns Hopkins.
ciência política é a teoria e prática da política e a descrição e análise dos sistemas políticos e do comportamento político.
A ciência política abrange diversos campos, como a teoria e a filosofia políticas, os sistemas políticos, ideologia, teoria dos jogos, economia política, geopolítica, geografia política, análise de políticas públicas, política comparada, relações internacionais, análise de relações exteriores,política e direito internacionais, estudos de administração pública e governo, processo legislativo, direito público (como o direito constitucional) e outros.
A ciência política emprega diversos tipos de metodologia. As abordagens da disciplina incluem a filosofia política clássica, interpretacionismo,estruturalismo, behaviorismo, racionalismo, realismo, pluralismo e institucionalismo. Na qualidade de uma das ciências sociais, a ciência política usa métodos e técnicas que podem envolver tanto fontes primárias (documentos históricos, registros oficiais) quanto secundárias (artigos acadêmicos, pesquisas, análise estatística, estudos de caso e construção de modelos).

Referência:

Nenhum comentário:

Postar um comentário